quinta-feira, 21 de julho de 2016

O Fim do Tratamento

"Acabou,ufa!!!E agora???"

Na vida, temos diariamente, diversas batalhas para vencer, se você acordou hoje, acredite: já venceu uma delas.


Vencer, essa foi minha palavra chave para esta doença. Eu sempre pensei que a minha maior vontade era vencer isso, mas hoje,curado, vejo que a minha maior vontade, era viver! Eu tenho muitos sonhos a conquistar, muitos beijos e abraços para dar, eu tenho objetivos à serem cumpridos, não abriria mão disso por uma doença sem ao menos lutar.

A primeira frase que vem a minha cabeça depois disso é: Não foi fácil!
Quimio atrás de quimio, remédio atrás de remédios, dor atrás de dor. No começo,minha vida era mais hospital do que minha casa. Tive que esquecer quem eu era vivendo pra conhecer quem eu precisava ser pra sobreviver,são coisas bem distintas porém necessárias. No começo do tratamento minhas dores principais, foram as psicológicas, foi muito difícil levar uma vida totalmente padronizada em remédios e limitações físicas, além disso, as marteladas na consciência sempre me perguntavam à noite: Será que você vai acordar amanhã? Você aguenta isso mesmo? Perguntas que me atordoavam pelo fato de não ter uma resposta certeira e  fisicamente não estar nada bem. O meu medo principal era o que aconteceria com minha família caso o pior acontecesse. Como seria lembrado no final? Pelo bom filho Marcos? Pelo guerreiro em sua luta  contra o câncer? Pelo doente na cama, que tinha descansado e por estar sofrendo isso era "o melhor"?



No decorrer do tratamento, eu já tinha me acostumado com isso, os remédios,as limitações e também com a dor, claro que eu não aceitava isto, ninguém aceitaria, mas já tinha me conformado.

Passei por momentos muitos difíceis, cheguei num ponto de jogar remédios fora por achar que eu tinha chegado no limite, e eu realmente tinha chegado, mas parecia que cada vez que eu chegava no meu limite, ele se expandia, algo que não tinha fim, então, certo dia, eu me perguntei: Até onde vai o meu limite? Eu tenho mesmo limite? Minha resposta logo surgiu: Eu não tenho limites para isso, não posso desistir, olha onde ja cheguei, não fiz tudo isso pra parar agora.

Comecei a olhar em minha volta, vendo aquelas outras pessoas doentes, não existia ninguém pior ou melhor, eramos todos iguais, todos estavam mal, fui vendo que a vida não prega uma peça só na gente, não sou só eu que passo por momentos difíceis, eu não estou sozinho...

Com isso, minha forma de pensar sobre as coisas, principalmente sobre a vida mudou, de uma certa forma, sentia que estava amadurecendo,que eu tinha capacidade de entender e lhe dar com aquilo.

E ai, a notícia: Você vai entrar na manutenção ( fase final do tratamento, no meu caso, seria 108 doses pequenas  de quimio intramuscular-injeção). A alegria tomou conta, mal podia acreditar que o pior tinha passado e as coisas começariam a melhorar, e realmente melhorou.

A manutenção era todas às quintas- feiras, no caso de feriado, era nas quartas-feiras.Apesar da injeção ser muito dolorida, eu já podia fazer coisas que não fazia há muito tempo, claro que sem muito esforço, mas já era algo muito bom pra mim. Os enjôos já não eram mais frequentes e eu ja me sentia mais confiante. Eu sempre falava pra mim mesmo quando ia fazer mais uma sessão: "É menos uma..." E assim foi indo até que cheguei nas ultimas, uma semana pareciam meses e minha contagem regressiva parecia não ter fim.

No grande dia, na ultima quimio, foi só comemorações, finalmente tinha acabado, eu poderia voltar ao "meu normal". No GACC ( Grupo de Assistência a Crianças com Câncer), a alegria era tamanha, eu não sorria assim a muito tempo. A equipe toda estava lá, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, etc, todos me parabenizando e comemorando uma vitória que não foi só minha, mas sim de todos. O nosso time tinha vencido!!!

*Minha mãe e eu, no cartaz:" Marcos de Assis Braga Lindãooooo".  Essa equipe é demais!!!

*E.Danielle: A Bacana, pensa numa enfermeira tranquila rs.
*E.Karine: A Calma, quietinha,mas é do bem !!!
*E.Jéssica: A Jéssica se encaixa na música: "tá tranquilo,tá favorável" rs 
*T.E.Patricia: A extrovertida, a palhacinha (no bom sentido), a zen, tudo ta bom pra ela.

*Dr. Waneska: Mulher de fibra!!!
*Dr. Paola:  Divertida e séria !( mas é pro bem rs)
*E.Dirceu: Aquele figurante ali, rsrs', gente fina, sempre bem humorado, e muito divertido.

*Gostaria de agradecer a toda a equipe e me desculpar por não mencionar todos, mas o meu eterno obrigado são pra todos.*

É  incrível como nossos pensamentos mudam depois de passar por algo que nunca passou. Parecia mais fácil esta batalha contra a leucemia pela TV ou pelas notícias nas redes sociais, mas, a partir do momento que você está nela, você vê que não era tão fácil assim.

Hoje, faz  3 meses que encerrou o tratamento,faço agora o acompanhamento (exame de sangue) a cada 1 mês, esse tempo tende á se estender, 2 em 2 meses, 3 em 3 meses... Até chegar em 1 vez ao ano, serão 5 anos de acompanhamento, mas isso é tranquilo. Só ir fazer o exame e acabou...

Me sinto muito bem, é inquestionável o quão estou melhor fisicamente e principalmente psicologicamente. Acredito que essa lição, me ensinou não só a ser mais forte quanto mais preparado para as dificuldades. Carrego uma carga de experiência muito grande nesse aspecto, muitas pessoas vivem ainda o que eu vivi, e o que eu mais queria quando estava doente, era alguém que me entendesse, que tinha passado por aquilo e que se curou, e acabei encontrando,muitos inclusive, e eu só tenho a agradece-los por me motivar e me animar durante minha luta. No entanto, existem muitas pessoas que preferem ficar oclusas por diversos motivos e preferem encontrar motivação para o tratamento em casa, na internet por exemplo. Por isso, deixei e deixo os meu depoimentos,meus relatos, meus desabafos, minhas experiências, para mostrar que é possível sim e que o câncer tem cura!!! Quero que todos saibam que eu sou um sobrevivente e que procuro ajudar pessoas que estão passando pelo que passei e poder ajudá-las mesmo que anonimamente e mostrar para quem tem um filho,um amigo ou alguém próximo que está nessa luta, que não é fácil, mas também não é impossível. 


Fico por aqui meus leitores, agradeço por estarem sempre comigo. Até a próxima matéria, abraços!



14 comentários:

  1. Lindoooo, muito lindoooo. Digno de aplausos. Siga sempre assim querido em busca de seus questionamentos, suas dúvidas e chegue sempre a uma boa conclusão. Isso é viver. Então viva intensamente cada minuto, seja feliz e agradeça a Deus essa graça, essa bênção que é: a vida. Te amo muito e desejo a você as melhores coisas do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carmen, desejo tudo em dobro pra você. Te amo, abraços!

      Excluir
  2. Parabéns, belas palavras! Me orgulho de você.. Sempre via que você se esforçava muito para isso, eu sabia que eu ia vencer!! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Michelle, te desejo tudo de bom. Agradeço a visita :)

      Excluir
  3. Parabéns, belas palavras! Me orgulho de você.. Sempre via que você se esforçava muito para isso, eu sabia que eu ia vencer!! ❤

    ResponderExcluir
  4. Hello . Want to share your blog with the world? To find people who share the same passions as you? Come join us.
    Register the name of your blog URL, the country
    The activity is only friendly
    Imperative to follow our blog to validate your registration
    We hope that you will know our website from you friends.
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Have a great day
    friendly
    Chris
    We follow your blog, please Follow our return
    All entries will receive a corresponding Awards has your blog

    ResponderExcluir
  5. Cada um tem seus problemas cotidianos, muita das vezes simples de serem resolvidos, mas ainda sim o colocamos como algo gigante e impossível. E ao conversamos com outras pessoas, e acabar descobrindo que apesar de suas dificuldades, lutam e tentam não se abalar, acabam nos dando forças para buscar ter essa garra, essa força de vontade. Eu o conheci há poucos dias, mas o admiro pela sua força, coragem e por sua motivação (não só a quem tem câncer, mas também aqueles que não tem). Que Deus continue abençoando e guardando você e todos de sua família!

    Mandy.
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Amanda, sabias palavras. Te conheço também há poucos dias e já gosto muito de você e seu blog.

      Excluir
  6. que amor! Vc é um guerreiro, parabéns por ter aguentado firme e superado tudo isso. Desejo muita luz na sua vida!
    beijos
    https://isabellejordache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Agora entendo porque tanta carga emocional. Você viveu extremos. Que bom que você venceu, quando tive leucemia era um bebê, então não me recordo de nada. A dor emocional é completamente compreensível. Continue a escrever seu testemunho sim, escreva um livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, de verdade! Fico muito feliz em saber que também conseguiu vencer! Volte sempre, bjos!

      Excluir