segunda-feira, 18 de julho de 2016

5 Coisas que não é legal falar para uma pessoa que tem câncer

“Venho hoje, por experiência própria, falar algumas coisas que eu não gostava quando me falavam. Vale lembrar que tenho 17 anos e talvez estas coisas mencionadas abaixo não se “aderem” a pacientes de outras idades, mais creio que a maioria concorda”


  • Dizer que o paciente está mal.

Bom, isso muitas vezes deixa o paciente realmente mal, porque nós sabemos que não estamos bem, afinal, a quimio não destrói só as coisas ruins né.

  • Dizer o que o paciente deve ou não fazer.

Bom, quando o paciente já tem uma idade que já da pra compreender o que pode ou não ser feito, ele não precisa que uma pessoa fique lembrando TODA SANTA HORA (principalmente aquelas que te veem 1 vez por mês), o que ele deve ou não fazer.


  • Falar sem saber o que o paciente não pode comer e beber.

Já passei por isso várias e várias vezes, isso meio que me irritava (dependendo da pessoa que me dizia). Não fica irritado por a pessoa falar, e sim, por ela não saber o que está falando, entende?  Se eu sei que eu não posso comer algo, por que eu vou comer?


  • Comentar com qualquer um sobre a doença dele.

Isso realmente não é necessário. Pra mim, isso era o maior constrangimento, a pessoa da minha família encontra com uma pessoa que eu nunca vi e começa falar :" -Esse é aquele meu parente,que ta doente"...Queria cavar um buraco nessa hora e me enterrar, não por estar doente, e sim por estar sem jeito e sem saber o que falar, afinal, qual a necessidade dela saber?


  • Falar pra pessoa doente que tem dó dela

Acredite,tem gente que faz isso. Já passei por isso e é uma sensação muito constrangedora. A pessoa fala “nossa, coitadinho de você (ou coisa parecida), aí você não sabe se ri, se manda a merda ou simplesmente finge que não ouviu. Eu, particularmente, não gosto que sintam pena de mim. Acredito que ser PREOCUPADO é completamente diferente de sentir Dó,e tudo varia também,como é dito, enfim, se puder, não faça isso.


“Vale lembrar que estas são as coisas que eu não gostava de ouvir e respeito a opinião de cada um ”

É isso ai leitores, fica os conselhos em rsrs’ .Fico por aqui e até a próxima matéria. Abraços!

4 comentários:

  1. muito legal o post, sempre bom atentar para essas dicas. Em muitas situações, na falta do que falar, acabamos falando o que não deve.

    www.atraentemente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem horas que deixamos passar algo, é natural, mas o que mais conta, é a forma como é dita. Obrigado pela visita :D

      Excluir
  2. Olá,
    achei super interessante o seu post para alertar as pessoas quanto aos comentários, que alguns acabam fazendo sem pensar.

    beijo,
    Mandy.
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir